192.168.15.1 Guia de Configuração + Solução de Problemas

Este guia está disponivel em formato de Audio
Tempo de leitura ~ 8 minutos


Tutorial completo

192.168.15.1 é atualmente um dos endereços ip mais utilizados para configuração de roteadores domesticos.

As ultimas versões receberam funcionalidades para facilitar o uso por usurios comuns, no entanto, acessar a pagina de controle do aparelho ainda pode ser um problema em alguns casos.

Nesse guia vou te auxiliar a acessear o seu roteador de forma facil e a entender e resolver os principais problemas encontrados na hora de fazer a configuração.

Se preferir você também pode ver um guia alternativo, passo a passo, no video abaixo feito pelo canal Mroot, o conteúdo desse guia serve como complemento ao video.

 
Dica Bônus

App Para identificar o IP Automaticamente

 

+ Veja no final: Tenha acesso a um app que identifica o IP do roteador automaticamente. Veja até o final da pagína.

O que você vai ver nesse guia:

Introdução

O IP 192.168.15.1 é um dos endereços de acesso ao painel de configurações de roteadores e moldens incluindo os fornecidos por alguns dos provedores de internet do brasil, esse em especifico foi utilizado pelo provedor GVT que atualmente pertence à vivo.

Nesse guia vou te orientar a fazer as configurações da sua rede por esse endereço, ou, se for necessario, a identificar o ip correto do seu roteador ou modem de forma rapida e simples com o webapp de rastreamento automatico. Se restar alguma duvida fique a vontade para fazer uma pergunta nos comentarios ou mandar uma mensagem nas redes sociais do Plugue.

Preparando o ambiente para configuração

Antes de ter acesso ao painel de configurações da sua rede wifi primeiro é preciso garantir que todos os aparelhos estão ligados e conectados corretamente, além disso você também vai precisar de um computador ou celular que possa ser conectado a rede.

Com isso em mente veja as instruções para configurar a rede pela primeira vez ou como atualizar uma rede já existente.

Preparnado o ambiente para configurar o roteador pela primeira vez

Primeiro certfique-se de que todos os componentes estão disponiveis. Junto com o roteador novo deve estar incluso uma fonte para liga-lo a rede eletrica e um cabo de rede para conecta-lo ao modem ou ao POE do seu provedor, além do manual de intruções do aparelho.

Com tudo em mãos, vá adiante e conecte o roteador a rede eletrica, a maioria dos modelos liga automaticamente ao ser conectado a energia. Caso seu aparelho não ligue, verifique o manual de instruções e procure por informações a respeito.

Com o aparelho ligado é hora de conecta-lo ao provedor de internet, para isso pegue o cabo de rede e conecte uma ponta no moldem ou POE do seu provedor ( que vem da antena, geralmente) e a outra ponta em uma entrada especifica do seu roteador escrito ‘ETHERNET’, normalmente também é destacada com uma cor diferente das demais. Esse passo é muito importante visto que se o cabo de rede for conectado em uma porta errada a internet não vai funcionar.

Com tudo conectado e ligado seu roteador já deve ser capaz de criar uma rede wifi padrão, geralmente com o nome ou modelo do aparelho, portanto pegue seu celular ou computador e vá na lista de redes wifi disponiveis, procure por ela e siga para o proximo passo para acessar a pagina de configurações.

Preparando o ambiente para configurar uma rede já existente

Se sua necessidade é apenas configurar ou acessar uma rede já existente então apenas certifique-se de que todos os aparelhos estão ligados e devidamente conectados, alem disso também verifique se o roteador está distribuindo sinal de wifi, se você for capaz de identifica-la em seu computador ou celular então pode seguir para o proximo passo para acessar a pagina de login do roteador

Diferentes modos de acesso á pagina de configurações

Teoricamente qualquer dispositiivo com acesso a internet (ao protocolo http) pode acessar a pagina de login do roteador, isso inclui Tvs, impressoras, entre outros mas definitivamente não são adequados para fazer configurações na rede. Portanto recomendo que use um computador ou celular para acessar a tela de login.

Acessando o roteador pelo celular

Seguindo o passo anterior pressuponho que já tenha identificado a rede wifi do seu roteador, agora conecte-se a ela e abra o navedor, recomendamos o Chrome ou firefox, evite usar o navegador padrão do celular a menos que ele esteja atualizado.

Digite o endereço http://192.168.15.1/ e click ENTER, uma pagina de login deve aparecer solicitando um Usuario e Senha, siga para o proximo passo para fazer o login no roteador

Se sua intenção é alterar a senha de acesso ou por algum outro motivo não está conseguindo se conectar a rede então veja o topico sobre como restaurar as configurações de fabrica e siga os procedimentos por lá.

Acessando o roteador por um computador

Conecte-se a rede wifi do seu roteador e abra o navegador, digite o seguinte endereço http://192.168.15.1/ e click ENTER. Siga para o proximo passo para fazer o login.

Fazendo acesso e autenticação no roteador da vivo

A vivo não tem um endereço de ip especifico para acessar seus modens ou roteadores. Considerando que a empresa costuma disponibilizar diferentes modelos para seus clientes é compreensivel a falta de um padrão na hora de acessar a tela de login.

Para solucionar esse problema a empresa tem investido cada vez mais na automatização do processo de configuração dos aparelhos de seus clientes. O endereço 192.168.15.1 era utilizado pela provedor GVT que foi fundido com a VIVO NET, portanto esses clientes ainda continuam a acessar a pagina de login pelo mesmo endereço, se não conseguir acessar a tela de login pode ser que seu aparelho tenha um endereço ip diferente.

Como acessar 192.168.15.1 padrão da vivo?

Com o navegador aberto digite o endereço http://192.168.15.1/ na barra de endereço e tecle enter, na tela de login digite em usuario: admin e como senha: vivo .

Outras combinações de login também pode ser utilizadas dependendo do modelo do aparelho. Apesar de ser comum os provedores modificarem os dados de acesso padrão dos aparelhos, se a senha “vivo” não funcionar tente o usuario e senha padrão do fabricante que fica disponivel em uma etiqueta coloca na parte de baixo do aparelho.

Algumas das combinações mais comuns são:

  • Usuario: admin Senha: admin
  • Usuario: Admin Senha: Admin
  • Usuario: Admin Senha: 1234
  • Usuario: [em branco] Senha: admin
  • Usuario: VIVO Senha: vivo1234
  • Usuario: Admin Senha: [em branco]
  •  

Como mudar o IP do roteador da Vivo?

O primeiro passo para trocar o ip do roteador da vivo consiste em desconecta-lo da rede, isso é necessario pois o sistema não permite a modificação do ip com ele conectado a internet. Para isso desconecte o cabo que liga o roteador ao modem ou POE do provedor

Em seguida faça login novamente no painel pelo ip do roteador

Vá em Configurações > Rede local > Endereço de IP do roteador . O novo endereço deve ficar na mesma faixa de enderçamento para evitar problems de dhcp

Faça a alteração do ip na primeira linha e clique em salvar.

Pronto, teste o novo endereço, se conseguir acessar normalmente plugue novamente o cabo de rede para reconecta-lo a internet.

lembre-se de anotar o novo endereço ip, pois agora é somente por ele que ira acessar o painel de configurações.

Como mudar a senha pelo http 192.168.15.1?

Se seu roteador estiver usando os dados de login e senha padrão logo apos o primeiro acesso você sera redirecionado para uma janela de alterarçao de senha, se não for vá ao menu de gerenciametno e efetue as alterações por lá.

Como verificar se está conectado na rede certa

Um erro comum cometido por muitos usaurios sem experiencia é o de conectar a rede errada e mesmo assim tentar configurar o roteador. Isso acontece na maioria das vezes devido ao fato do usuario estar sem conexão e para pegar instruções de como proceder precisa da internet (esse site por exemplo) no entanto vc só vai conseguir configurar o roteador se estiver conectado a rede criada por ele.

Mesmo conectado via 3g, ainda assim vc não ira conseguir configurar o wifi, pois certamente o telefone dará preferencia para rede 3G (com internet), logo, quando digitar o ip do roteador logicamente ele não vai conseguir acessar o roteador pois está em outra rede. Portanto desative o 3G quando for configurar o roteador.

Recomendo que use um outro aparelho para obter instruções e um dedicado para configurar o roteador. Você pode por exemplo usar o 3g do telefone para obter instruções na internet enquanto configura o roteador a partir do computador. Ou usar dois telefones.

Como identificar o endereço ip do roteador

A forma mais indicada para identificar o enderelo ip do seu roteador é olhando na etiqueta em baixo do aparelho, se não ainda assim não encotrar, o proximo passo é procurar pelo manual do aparelho na internet.

Identificando o ip do modem vivo pelo cmd

Se você é usuário da vivo/gvt saiba que mudou a senha de acesso ao roteador da vivo.

1º abra o cmd e digite IPCONFIG para descobrir o seu GATEWAY, por padrão geralmente é 192.168.0.1 , no meu caso foi 192.168.15.1 . Veja o o ip na ateway padrão, copie o endereço.

2º Feito isso só digitar o GATEWAY no navegador, resultado é a imagem abaixo.

3º Para descobrir a senha digite no cmd arp-a aparece o mac-address a senha deverá ser os últimos 4 dígitos , no meu caso: 813D.

Configurar o wifi da GVT pelo ip 192.168.25.1

A gvt utiliza o endereço 192.168.25.1 em seus modens. Para acessa-lo digite o endereço em seu navegador e informe o usuario e senha padrão: usuario admin, senha: gvt12345. Também pode seguir esse link para abrir o painel de configurações em uma nova guia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.